Você sabe o que é um Ambigrama?

Você se lembra do maravilhoso e empolgante livro criado por Dan Brown Anjos e Demônios? O personagem Robert Langdon percorria as ruas de Roma de igreja a igreja tentando desvendar o mistério através de ambi

O sucesso do livro foi tão grande que logo surgiu o filme nas telas do cinema. Para quem ainda não sabe, um ambigrama é uma palavra ou uma representação gráfica capaz de ser compreendida e lida quando invertida horizontalmente.

Certamente a história desenvolvida por Dan Brown não teria o mesmo efeito sem a tática e todos os mistérios que cada ambigrama contribuiu, deixando a história muito mais envolvente. Robert Langdon tinha como missão desvendar as palavras enigmáticas que cada símbolo tinha.

Você pode criar ambigramas utilizando softwares de ilustração, desenho e imagem. É claro que isso não significa que sua tarefa se tornará mais fácil. Até porque a grande sacada do ambigrama é criar um mistério que não seja tão fácil de ser entendido ou descoberto.

ambigrama

Diferentes formas

Cada ambigrama pode trazer inúmeras formas de interpretação e leituras. São palavras que podem ser lidas mais de uma vez. Ao desenvolver um ambigrama, o ilustrador ou desenhista precisa se atentar à simetria de cada letra e verificar se elas oferecem ambiguidade, para, digamos assim, dificultar o enigma.

Uma palavra criada em ambigrama precisa ter leitura quando giramos ela em 180 graus, e elas precisam ainda ter simetria nos diferentes eixos: horizontal, diagonal e vertical.

Há ambigramas diversos e carregados de simbologias e eles podem até causar certo estranhamento quando visualizando pela primeira vez. Assim como o personagem de Dan Brown fazia no filme, é preciso ter paciência e se atentar aos detalhes de cada forma geométrica.

Você pode começar brincando no Photoshop e criando ambigramas do seu nome. Assim como você deve utilizar a criatividade para fazer seus desenhos, ilustrações e caricaturas, deixe a imaginação fluir, sem se esquecer do raciocínio lógico na hora de dar sentido ao ambigrama.

Um ambigrama também é considerado um tipo de arte tipográfica e ele contém estilos e forma diferentes, uma das mais comuns é a forma rotacional, que é aquela que pode ser lida quando o ambigrama é girado em 180 graus.

Dicas para você criar seu ambigrama

Inicialmente pode parecer complicado, mas com a prática você notará que é possível criar ambigramas com muitas palavras, a maioria delas.

Escolha uma palavra para iniciar e escreva, primeiramente a palavra completa, utilizando a mesma fonte ou letra em maiúsculo.

Agora, você terá que escrever a mesma palavrada, só que de trás para a frente. Se você for criar seu ambigrama à mão, é melhor que trabalhe com lápis para poder ter mais precisão e ir consertando os traços e detalhes na hora.

É importante ressaltar que o ambigrama não pode ser confundido com palíndromo, que é uma palavra que pode ser lida apenas de trás para a frente.

Se você for utilizar o computador para criar seus ambigramas, uma boa dica é utilizar as fontes em estilo gótico. Combine também duas letras para tentar formar uma só, quando viradas.

No início, pesquise ambigramas famosos e vá observando suas fontes, tipográficas, formas geométricas, etc.

Ambigrama famoso

Um dos ambigramas mais famosos do mundo é o da Sociedade Secreta Illuminati, um grupo que tinha o intuito de formar a Nova Ordem Mundial. De origem latim, a palavra tem como significado a iluminação, dando a ideia de que os Illuminati seriam pessoas com pensamentos avançados.

No século 18, a sociedade dos Illuminati se revoltou contra a igreja para criar um dos grupos mais misteriosos da história. O objetivo dessa ordem era criar um mundo novo, com política, economia e comportamentos diferentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *