Você conhece a técnica do Pontilhismo?

Desenvolvida na França por volta de 1880, o Pontilhismo pode ser uma excelente técnica para quem deseja começar a desenhar, criando imagens em pequenos pontos. Apesar de ser uma técnica muito utilizada por pintores e artistas como George Seraut e Paul Signac, que contribuíram muito para a propagação desse estilo, desenhar através de Pontilhismo requer muito cuidado e paciência para fazer um excelente desenho.

Você pode se surpreender com o resultado final ao utilizar o Pontilhismo como base. É uma técnica que demora um pouco mais para finalizar a arte, porém, o resultado pode ser compensador. Para começar a desenhar com a técnica do Pontilhismo, você pode utilizar lápis ou também caneta nanquim, que deixa o desenho super bonito.

pontilhismo

Com a morte do precursor da Técnica de Pontilhismo, George Seraut, Paul Signac seguiu em frente com essa forma de desenho, mas procurou colocar nas obras de arte um pouco da sua personalidade. Além do Pontilhismo, ele começou a usar manchas um pouco mais evidentes, e pontos com mais destaques.

Ainda na França, o Pontilhismo surgiu como um movimento pós-impressionista e foi ganhando muitos adeptos ao redor do mundo. Inclusive no Brasil, muitos artistas durante o período da Primeira República, se inspiraram na técnica para criar suas obras de artes. Um que se destacou por utilizar o Pontilhismo foi Belmiro de Abreu, seguido também de Rodolfo Chambelland e Eliseu Visconti.

O Pontilhismo pode ser utilizado também em pinturas de tela, onde é possível criar obras expressionistas oferecendo um acabamento nada convencional. Quem quiser se aventurar no Pontilhismo certamente vai mergulhar em um mundo bastante promissor e mágico, onde a criatividade ganha força a cada ponto.

Antes de começar um desenho utilizando o Pontilhismo, decida quais instrumentos você vai querer utilizar. Lembre-se que a técnica se baseia em milhares de pontos para poder criar um desenho. Apesar de ser possível começar com qualquer caneta, os pontilhados mais finos são os que dão o maior realismo à sua obra.

Você pode iniciar na técnica observando uma imagem que queira recriar, ou alguma ilustração já conhecida. Vá olhando a imagem original e compondo o seu desenho com pontilhados suáveis.

Grande parte dos desenhistas escolhem canetas 03 ou 05, pois elas têm a ponta mais fina e são mais precisas para criar pontos delicados. Você pode usar também lápis grafite ou colorido, tudo vai depender do estilo que queira dar ao seu desenho.

Deixe para fazer Pontilhismo com tinta apenas quando conseguir maior afinidade com a técnica, pois a tinta tem grandes chances de borrar e você vai acabar perdendo a essência do Pontilhado.

Não se esqueça que essa técnica de desenho se baseia na reunião de pontos. Por isso, é preciso paciência para não descaracterizar o desenho.

Com o Pontilhismo é possível desenvolver qualquer outra base oferecida por todas as técnicas, como formação de figuras, linhas, sombreamento cor e luz. Essa técnica também é interessante, porque quando usado pontilhados em duas cores, por exemplo, ao se aproximarem os pontos durante a criação do desenho, podemos conseguir um efeito de ilusão de ótica, ao misturar as duas cores, criando uma terceira.

Exercício para começar no Pontilhismo

Pegue lápis borracha, papel sulfite, caneta preta e um objeto redondo, pode ser um CD.

Faça um círculo utilizando o CD, porém, não precisa ser preciso. Pode ser feito à mão livre também. Pegue primeiramente o lápis e vá pontilhando em pequenas bolinhas. Não precisa ser muito grudado, deixe espaçamentos como se você fosse ligá-los depois.

Vá preenchendo os espaços, diminuindo os espaços entre os pontos para dar um sombreamento. Com isso você vai criar uma ilusão de sombreamento, que é um dos conceitos do Pontilhismo.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

2 Comentários

  1. Dayana Ruiz

    Adoro esta tecnica, me encanta o puntillismo, por acá les voy a compartir uma filial de uma lista de pintores puntillista de todos los tiempos:
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    aqui o orden da lista:

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 YayoiKusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *