Utilizando a técnica bola e soquete para desenhar

Bola e soquete é o nome dado para as articulações do corpo que possibilitam os movimentos giratórios entre as partes que estão interligadas por elas. E também é o nome de uma das técnicas mais tradicionais para o desenho de pessoas. Arrisco dizer que mesmo para os mais antigos e expertos em desenho e ilustrações, desenhar uma pessoa e manter proporções é um desafio.

bola e soquete

Como tudo que é um desafio nessa vida, criam métodos sistemáticos para facilitar processos contínuos, então hoje vamos ensinar para vocês como utilizar a técnica bola e soquete para desenhar pessoas. É um método que consiste em desenhar várias formas ovais juntas seguindo proporções pré-estabelecidas, o conjunto todo resulta no corpo de um personagem com traços perfeitos.

  • Primeiro passo

Visualize a ação do seu personagem, ou seja, como ele vai estar posicionado no cenário, localize no papel onde começa e termina cada articulação do seu corpo.

  • Segundo passo

Rabisque pelo menos um projeto do cenário de fundo, para ter uma ideia de como vai o personagem irá estar posicionado.  A técnica bola e soque é toda baseada na proporção oval inicial que você desenhará para a cabeça.

  • Terceiro passo

Para desenhar a cabeça, imagine que você vai rabiscar um ovo normal de cabeça para baixo (se for necessário, pegue um ovo na sua geladeira e o observe), essa será a cabeça da pessoa.

  • Quarto passo

Agora, para seguir obtendo os resultados da técnica bola e soque, veja a medida entre as duas extremidades da cabeça do seu personagem (ponta da cabeça até a ponta do queixo). A linha reta que você puxará a partir do queixo, será seis vezes o tamanho da cabeça/ovo.

Essa linha vertical que sairá do queixo servirá de base para você começar a desenhar o seu corpo humano com perfeitas proporções. Reserve um espaço dessa linha logo abaixo do queixo, para servir de pescoço.

  • Quinto passo

Agora, desenhe uma forma oval que seja do tamanho de tórax até onde seria a cintura. Desenhe outra forma retangular para representar o quadril. Comece a tracejar linhas que sirvam de estrutura para braços, adicione ao final da linha que mede seis cabeças a metade da proporção de uma cabeça, essa medida será dos pés.

  • Sexto passo

Desenhe formas bolas onde seriam as articulações do seu personagem (cotovelos, joelhos, punhos, ombros e canelas). Desenhe formas ovais mais estreitas, quase retângulos, para o que serão os pés e as mãos, lembre-se de seguir o movimento corporal que você deseja que ele expresse no resultado final da técnica bola e soquete.

  • Sétimo passo

Depois de ter o corpo do seu personagem estruturado, comece a rascunhar os outros traços entre uma articulação (ovais) e outra, perceba que a forma corporal do seu boneco irá começar a aparecer.

  • Oitavo passo

Ao sentir que já conseguiu criar uma boa estrutura de base para o seu boneco, o presenteie com características humanas.Trace as expressões, sorrisos, olhares, sobrancelhas. De preferência, com um lápis/caneta de ponta mais fina, para delinear bem os detalhes faciais e corporais.

Sob o que antes eram as formas rabiscadas do método bola e soquete, vá bordeando com canetas de cor mais forte, delimite bem a estrutura corporal do seu personagem, reforce as expressões e volte a contornar até atingir o efeito desejado.

  • Nono passo

Analise o seu desenho e apague levemente os riscos iniciais que serviam para estruturar a sua forma humana, agora já não são mais necessários,torne seus traços mais limpos. Após isso, você já pode começar a colorir seu personagem. Dê vida à sua criação!

Essa técnica parece um pouco complexa ao princípio, mas com um pouco de prática você irá perceber que é o método mais prático e efetivo de desenhar repetidas vezes a mesma pessoa, sem fugir das proporções e mantendo a firmeza no traçado. Esperamos ter ajudado vocês a tirar algumas dúvidas sobre o método de desenho bola e soquete!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *