Técnicas de desenho avançadas – você conhece?

No universo dos desenhos, são várias as técnicas existentes para chegar ao melhor resultado possível, e no post de hoje daremos ênfase as técnicas de desenhos avançadas.

Quando falamos na utilização de técnicas avançadas, podemos pensar na etapa de acabamento do desenho, ou seja, no momento em que os detalhes começam a aparecer no mesmo, dando mais autoridade a obra finalizada.

Portanto, se procuras conhecer, estudar e aplicar algumas técnicas de desenho avançadas, nos acompanhe até o fim deste post e descubra quais dessas você pode está aplicando em seus futuros projetos.

técnicas de desenho

Veja agora algumas das técnicas avançadas de desenho para deixar os seus trabalhos ainda mais profissionais. Vamos lá!

Sombreamento

O sombreamento merece primordial destaque, pelo fato de ser bastante conhecido e utilizado dentre os vários desenhistas do mundo inteiro, senão todos. Apesar de ser ensinado nas fases básicas do desenho, a técnica do sombreamento abrange muitos outros fatores que necessitam de mais conhecimento por parte de quem o executa.

Existem várias formas de sombreamento. Veja essas três listadas logo abaixo:

  • Sombreamento esfumado: um dos mais utilizados, que consiste em buscar uma composição única na área aplicada da sombra, com o uso do próprio dedo ou um esfuminho, eliminando assim os traços rabiscados.
  • Sombreamento em Hachuras: Pode ser linhas tracejadas ou linhas cruzadas para causar o efeito de sombra.
  • Sombreamento em ziguezague: Caracteriza-se pelos movimentos contínuos e tracejados marcantes.

Para aplicação de sombras no desenho, é importante saber trabalhar o uso correto de uma borracha maleável para “abrir luzes” na imagem, principalmente no sombreamento esfumado.

Técnicas Secas e Técnicas Molhadas

A aplicação correta dessas duas técnicas consiste em saber trabalhar as escalas de cinza e o contraste que estará compondo o desenho.

Nas técnicas molhadas, como o próprio nome já informa, se difere das secas pelo uso de água, materiais aquareláveis e papeis umedecidos. Geralmente faz o uso de um pincel, onde a sua ponta é embebecida na água, e em seguida aplicadas sobre a área de sombra do desenho.

O pincel é um ótimo artifício nesta técnica para trabalhar as diferentes escalas de cinzas claros no desenho. Outra opção, é uso dos lápis de grafite aquareláveis. Caso a aplicação da técnica seja para buscar contrastes mais escuros na imagem, o desenhista pode optar pelo uso da Caneta Nanquim.

Quando se usa o nanquim, a forma de aplicação é contrária ao do pincel. Primeiro, o desenhista irá aplicar a água nos locais apropriados do desenho, e em seguida despejará a tinta da caneta nanquim para que ela ocupe os espaços onde o papel está molhado.

Nas técnicas secas, segue as formas de sombras convencionais. Porém, é muito importante o uso de lápis específicos para melhor resultado final, como por exemplo: o lápis sanguínea.

Técnicas avançadas de iluminação

A iluminação também é uma das técnicas que são abordadas nas etapas mais básicas do processo de como aprender a desenhar. E assim como no sombreamento, existem ferramentas avançadas para um resultado perfeito. Vamos exemplificar essa técnica, aplicando a iluminação no rosto de uma figura humana.

Partindo da ideia de que a luz, quando aplicada a um rosto, acaba se tornando um elemento poderoso de expressão, nós podemos trabalhar ela em diferentes posições. Por exemplo:

  • Luz Lateral: Apenas um foco de luz que possibilita mostrar bem as formas do rosto;
  • Luz Direta: Luz plana, não muito intensa e ótima para visibilidade;
  • Luz por traz ou do alto: ótima ferramenta de iluminação para causar suspense na imagem;
  • Duas Luzes: Fonte de luz principal e mais forte, a da esquerda costuma ter iluminação bem mais fraca do que a da direita.

Contraste

Ótimo elemento nas técnicas de desenho, um contraste bem feito resulta em um acabamento perfeito. Veja essas duas dicas para acertar quando for usar essa técnica em seus desenhos.

  • Caso o seu desenho apresente detalhes e/ou sombreamentos fortes, o fundo da imagem deverá ser o mais claro possível;
  • Do contrário, se o seu desenho apresentar maior parte de iluminação com sombras bem claras, o fundo deverá ser mais escuro.

Existe também o auto contraste, onde os meios tons são quase nulos.

Sabendo aplicar corretamente o contraste do desenho, o resultado será uma melhor composição da mesma, pois ficará perceptível a figura saltando para o primeiro plano da imagem.

Reflexão

Técnica de sombreamento aplicada em materiais como vidros e metais, para causar um efeito de reflexo no material desenhado. Uma ótima dica é, quando sombrear metais, a luz refletida no objeto deverá ser mais intensa e as sombras deverão ser feitas no sentido longitudinal para caracterizar melhor o material.

Algumas dicas importantes

Todas essas técnicas de desenho vão depender do tipo de trabalho que você estará fazendo. Em um Mangá ou HQ’s por exemplo, para um bom acabamento, é melhor utilizar o nanquim para o contraste e o sombreamento em hachuras.

Já nos desenhos ditos artísticos, onde se busca o realismo da imagem, as técnicas mais coerentes são o sombreamento esfumado e a iluminação.

técnicas mais coerentes são o sombreamento esfumado e a iluminação

Pontos a considerar

  • Todas as técnicas avançadas dependem de uma imensa riqueza de detalhes;
  • O uso correto dos materiais para o determinado fim, fará com que seu trabalho, quando finalizado, esteja o mais perfeito possível para ser apresentado;
  • Use a técnicas de desenhos avançadas nos segmentos como: Desenhos artísticos; Anatomia do corpo humano e animal; Arte e Monumentos; Efeitos tridimensionais; Vegetação e Texturas.

Viu como as técnicas de desenhos avançadas podem fazer toda diferença em sua obra, por isso chama-se técnicas de desenho avançadas.

E então, o que achou deste post? Você conhece mais algumas técnicas avançadas? Se conheces, então conte-nos!

Sempre é bom compartilhar o conhecimento, por isso deixe aqui nos comentários as técnicas que você considera ser mais complexa.

Compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais e ajude a divulgar esse projeto.

Um grande abraço.

Até o próximo post!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *