Qual a melhor gramatura de papel para desenho

Quem ainda desenha com lápis e papel, deve se perguntar sobre a gramatura de papel na hora da compra. Será que isso influencia no desenho?

A melhor maneira de escolher o papel ideal para seus desenhos, é testar e conhecer as opções disponíveis no mercado. São muitos os tipos de papel, e o melhor é aquele que oferece um resultado bacana na finalização do seu desenho. A gramatura de papel pode influenciar em determinados tipo de desenho, por exemplo, quem gosta de desenhar rosto, o papel canson é uma excelente escolha, porque ele oferece uma boa gramatura, e ainda dá aquela textura de pele nos desenhos.

gramatura de papel

Tipos e tamanhos diferentes de papel

É claro que a escolha da gramatura de papel vai depender dos tipos de desenho que você quer saber. Afinal, existem diversos tipos de papeis e gramatura de papel diferentes: papel A5, A7, A5, papel vegetal, papel canson, opaline, manteiga, westerprint, entre outros.

Para quem ainda está aperfeiçoando os seus traços, o papel normal, sulfite de gramatura 75g já supre todas as necessidades básicas. Principalmente se a sua ideia é não guardar ou expor esses primeiros trabalhos.

A escolha da gramatura de papel não precisa ser encarada como uma regra universal, porque nada deve atrapalhar a sua criatividade. Então, não precisa ficar muito encucado ou perdendo tempo com essas escolhas. Principalmente se você for um desenhista iniciante, o papel tradicional sulfite com gramatura 75 já está ótimo!

Tudo depende do tipo de projeto que você vai desenvolver. Existem várias gramaturas de papeis, por isso, fique sempre atento no objetivo que você quer para cada desenho, antes de iniciar o processo de criação. Vamos supor que você vá desenhar na mesa digitalizadora, e utilizar o papel apenas para imprimir. Então, o ideal é que você escolha um papel com gramatura 170 gramas. Os papeis são medidos em peso, então geralmente são 170 gramas por metro quadrado. Depende do fabricante.

E engana-se quem pensa que as gramaturas de papel ficam por aí: temos gramaturas de 50, 90, 190, 300 gramas… mas a recomendação para quem quer guardar um desenho, é imprimir com gramatura acima de 170. Por eles serem mais resistentes, o seu desenho tem muito mais chances de durar mais e preservar a arte como um todo.

O peso é identificado pela gramatura de papel, sendo que existem variações, que vão de 50 a 350 gramas. O papel sulfite que estamos acostumados a utilizar no dia a dia tem 75 gramas e é mais poroso. Ele costuma absorver melhor o grafite do desenho, e também são bons para impressão, desde que o objetivo não seja expor ou criar algo com durabilidade, já que ele é bem fino e menos resistente.

A gramatura de papel acima de 170 são os mais resistentes. Inclusive, podem até “sobreviver” à água ou pequenos acidentes do cotidiano. Então, quando você precisar fazer desenhos para expor, ou apresentar em outros lugares, o ideal é se atentar à gramatura de papel um pouco maiores do que 75 gramas.

Existe melhor ou pior gramatura de papel?

Não existe qual a melhor gramatura de papel para desenho ou qual é a pior. Tudo vai depender do se objetivo. Você é que precisa determinar o papel melhor para o seu tipo de trabalho, por isso, procure conhecer a gramatura de papel. Visite gráficas e papelarias para que você possa tocar no papel, sentir a espessura dele, tamanho etc.

Os papeis de gramatura 90 também são bons e têm boa durabilidade, pois eles são mais firmes e grossos. Não fique preso à escolha de outros desenhistas, pois cada um tem uma preferência sobre a gramatura de papel. Isso é uma escolha muito pessoal, e vai ao encontro do objetivo de cada desenho.

Use sempre a criatividade, ela sim deve nortear o seu trabalho. E escolha apenas gramatura de papel maiores, quando tiver realmente necessidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *