O tipo do papel para desenhar importa?

Os amantes de papel e lápis, aqueles que ainda não adquiriram sua mesa digitalizadora, deve se perguntar se o tipo de papel para desenhar realmente importa, ou se influência na sua arte e nos seus desenhos.

Existem muitos tipos de papéis para desenhar e você já deve ter visto as diferenças entre tamanhos, textura, cor, peso… De qualquer forma, um bom desenho requer técnica, destreza, paciência para riscar com perfeição e delicadeza e muita persistência.

Tem papel A7, A5, A3, canson, vegetal, opaline, manteiga, westerprint e o bom e velho sulfite. Todos esses tamanhos e tipos você pode encontrar em papelarias e lojas online especializadas para desenhos. Essas lojas oferecem o que há de melhor no universo das ilustrações, como lousas, mesas digitalizadoras, canetinhas, lápis de cor, telas, tintas, entre muitas outras coisas.

Se você é um iniciante na arte de desenhar, o tipo de papel que você precisa comprar vai depender do seu objetivo. Caso você queira apenas criar alguns rascunhos, passar para o papel algumas ideias, criar pequenos personagens somente para você, pode escolher os papéis que tem tamanhos menores, como o A5 ou até mesmo a folha sulfite.

Deixe os trabalhos mais profissionais e elaborados, aqueles que precisam ser entregues, por exemplo, para as folhas com tamanho maiores, como o A3, A2 e o A4.

tipo do papel para desenhar

Existe papel melhor?

Na verdade, não existe um papel que seja melhor ou pior, existem papéis para diferentes tipos de atividades. O sulfite de 75g, por exemplo, você até pode desenhar nele os seus primeiros trabalhos, mas saiba que os desenhos podem se perder com o tempo ou até mesmo rasgar, devido a gramatura mais frágil que ele tem.

Se você quer que seus trabalhos durem mais, pode escolher o tipo do papel para desenhar com gramatura 90, pois eles têm mais durabilidade. Os papéis com gramatura 90 são mais grossos e mais firmes.

O papel canson também pode ser uma boa alternativa, mas tenha cautela porque dependendo do tipo de desenho, se você utilizar muito grafite, por exemplo, seu desenho pode borrar no papel canson. Independentemente da marca, uma coisa certa que o papel canson proporciona é a durabilidade. Além de poder criar desenhos lindos e muito expressivos com o papel canson, eles têm preços super acessíveis. Um bloco com 12 folhas de 300g/m², tamanho A4 sai em torno de 17 reais.

Como o papel canson por ser mais poroso, é ideal para criar desenhos de pessoas e imagens de rostos.

O tipo do papel para desenhar vai depender muito do seu objetivo com os desenhos que queira criar. Quando você for desenhar, antes de comprar, faça um planejamento das coisas que você vai precisar desenhar naquele período. Se tiver que desenhar rostos e pessoas, a dica é que você invista nos papéis mais porosos. Os papéis porosos ajudam na hora de criar os detalhes como olhos, nariz, boca, sobrancelha, além de proporcionar uma boa textura de pele.

Use papéis mais escuros, do tipo creme para criar rostos. Por isso é importante sempre se planejar e ver quais tipos de desenho você quer criar para poder comprar o tipo do papel para desenhar mais correto para você.

Quem gosta de desenhos realistas, não tem como fugir do canson, ele de fato é o mais indicado para esses tipos de trabalho. Respeite sempre o seu estilo na hora de criar e quando você estiver muito inspirado, o tipo do papel para desenhar não vai importar muito, pois certamente o seu desenho vai ficar bonito de qualquer jeito.

Se você está começando nessa área, invista também numa prancheta. O bacana de ter uma prancheta é poder leva-la com você para qualquer lugar. Assim, sempre que você tiver um tempinho livre, poderá rabiscar e começar algum desenho novo.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *