O segredo em observar para desenhar

Criar seus próprios personagens, paisagens, caricaturas, HQs é ter a possibilidade de entrar em um universo à parte, um mundo colorido e cheio de aventuras. Para quem deseja iniciar na tarefa do desenho, precisa ter atenção e, principalmente enxergar além. O primeiro passo é observar para desenhar.

Em todas as funções, tarefas e atividades é fundamental que a gente pesquise antes de produzir e busque modelos e inspirações. Com o desenho não é diferente; é preciso buscar referências, ler a respeito da técnica e observar para desenhar da melhor maneira possível.

É claro que todos nós temos o desejo de colocar no papel ou na tela do computador, as ideias e personagens que rondam na nossa cabeça. Mas quem quer se tornar um bom desenhista, precisa olhar, ver, prestar atenção aos detalhes e observar outros desenhos e ilustrações.

observar para desenhar

Muitos artistas famosos que hoje conquistaram seus sonhos e objetivos, começaram e certamente até hoje pesquisam, buscam referências e observam o estilo de outros desenhistas.

Para desenhar, você pode utilizar de diversas técnicas e ir encontrando com o tempo o seu estilo próprio. Mas saiba que observar para desenhar será sempre um exercício para o seu ofício. Um bom desenhista enxerga além, olha imagens e só depois parte para o seu momento solitário para poder criar.

Você que gosta de desenhar e adora esse universo das ilustrações, deve saber que existe até uma técnica chamada “Desenho de Observação”, que consiste na tarefa de primeiro olhar, ver os detalhes daquilo que se quer desenhar.

Nesse universo da observação, as possibilidades de criação são infinitas. Você pode observar seu animal de estimação, pode sentar-se em um banco da praça e tentar recriar uma cena cotidiana, pode também arriscar a desenhar o rosto de algum familiar ou amigo.

Crie rotinas para observar para desenhar

Estimule o seu interesse pelo desenho e comece a criar propostas para si mesmo. Crie rotinas para que você não fique muito tempo sem desenhar e tire alguns dias ou períodos apenas para fazer a observação dos elementos.

Você pode buscar inspirações na natureza, no seu trabalho, durante as aulas da escola ou da faculdade. Enfim, observar para desenhar exige disciplina, assim como qualquer objetivo que queremos alcançar.

Caso você tenha dificuldade no início, utilize papel transparente ou papel manteiga e coloque algum desenho por baixo. Vá copiando aos poucos, até conseguir um pouco mais de desenvoltura.

Quando se quer desenhar, técnica e dom podem ajudar muito. Mas é possível desenvolver um bom trabalho, e se tornar um excelente desenhista observando. Muitas pessoas têm facilidades para copiar e ir aprimorando as linhas, traços e aos poucos ir criando e desenvolvendo o seu próprio estilo.

Desenvolva sua percepção

Para criar bons desenhos, você precisa aprender a ver as coisas com olhos diferentes. No “Desenho de Observação”, o objetivo é pegarmos uma cena, um objeto ou uma pessoa e tentar recriar, utilizando de nossa percepção. Por isso a importância de enxergarmos e observar detalhes. Só assim você irá conseguir desenvolver a sua percepção.

Observar para desenhar é ficar atento também às proporções das imagens ou objetos que queremos criar. Tenha atenção, seja cuidadoso ao observar e não tenha pressa para colocar no papel. A observação cuidadosa será o ponto chave para recriar com o maior número de detalhes e fidelidade, o seu desenho.

Separe objetos em volta de sua mesa de trabalho, ou no local onde costuma desenhar. Pode ser objetos da cozinha da sua mãe, coisas do seu pai ou objetos seus também. Não fique tão preocupado, inicialmente, com a perfeição daquilo que está criando.

Lembre-se que o objetivo neste momento é, antes de tudo observar para desenhar. Somente aos poucos você vai criando e aperfeiçoando ao seu estilo.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *