O papel fabriano serve para que?

Para quem desenha sabe que o material tem muita importância. E produtos de qualidade custam caro. Muitas vezes porque são itens importados, e produtos importados são taxados por impostos altos. E um dos tipos de papel de boa qualidade é o papel Fabriano.

papel fabriano

Que papel é esse?

Desde quando resolvemos desenhar quando criança, nós temos contato com o papel Canson, mas existe uma marca de papel que produz papeis de algodão exclusivamente, e não utiliza madeira.

A Fabriano é ao mesmo tempo uma empresa muito tradicional e moderna na indústria do papel, e respeitada pela qualidade dos produtos que produz. É referência quando se fala em papel de escritório, papel artístico, papel para edições especiais, papel moeda.

A empresa italiana fundada no século XIII atua em diversos segmentos como líder, e no mercado de papel se tornou uma potência.

Trabalhos artísticos

O papel Fabriano é ideal para aquarela, guache, acrílico, litografia e serigrafia por ser 100% algodão. Esse papel tem pH neutro, é de boa conservação por longos períodos.

Os tipos de papéis:

– Linha Escolar Cansonino –Esse papel é ligeiramente amarelado e tem pH neutro, é ideal para desenho a lápis e carvão (por causa da rugosidade). Mas aceita também o nanquim e até pinturas.

– Canson Layout para desenho –Papel branco e liso. Ideal para traços a nanquim.

– Canson para aquarela, acrílico e pastel – Esse papel tem tom amarelado, é bem rugoso num lado, e menos no outro.

– Vegetal liso (da marca Spiral) –Esse papel é muito útil, é utilizado em desenhos técnicos a nanquim. Para iniciantes serve para transferir desenhos, uma vez que dá para ver os traços por baixo da folha, devido a translucidez.

– Papel Report Multiuso (conhecido como “sulfite”) –Evite a marca Chamex e o Chamequinho por serem ruins, mas você irá utilizar para rascunho mesmo.

– Papel Kraft –É aquele de cor parda, para embrulhos. Você pode utilizar exatamente do embrulho, mas se possível compre algumas folhas grandes em uma papelaria especializada. E utilize para esboços a carvão.

Papel Kraft

Educação artística

A manifestação artística é merecimento de crianças em processo de formação. E na escola, na aula de educação artística, pode ser o primeiro contato de muitos e talvez a única oportunidade de contato com expressões artísticas.

O contato com arte promove recuperação em pessoas afetadas emocionalmente, serve como auxiliar na recuperação de traumas, porque se estabelece na vida de muitas pessoas como um norte, como a luz no fim do túnel.

Por isso é tão utilizado em presídios, clínica que tratam dependentes químicos, em tratamentos psicológicos, e outros.

A arte tem o poder da transformação, envolve fazer, apreciar e refletir sobre os sentimentos despertados durante esse processo.

Essa liberdade é visível em uma sala aula, por exemplo, você deve lembrar com muito mais carinho do seu professor de educação artística que do professor de matemática, simplesmente porque a relação que cada um estabeleceu contigo, e as mensagens transmitidas foram mais marcantes.

Como se tornar um ótimo desenhista

– Estude história

Se você já pesquisou sobre arte, sobre desenho, ou até mesmo fez um curso de desenho, já entrou em contato com história da arte. Isso é fundamental, porque conhecer o princípio de tudo é o primeiro passo para se preparar para o seu objetivo.

– Faça o que gosta

Especialmente na hora da escolha da técnica, o ideal é esteja confortável naquilo que faz para que a maior preocupação seja com o desenvolvimento. Especialmente porque o bom artista é aquele autodidata, e fazer o que não gosta dificilmente vai ter um resultado satisfatório.

– Treine bastante

Ter a iniciativa de treinar diariamente para atingir a perfeição é um dos princípios básicos para um bom artista. Que vai utilizar os seus conhecimentos prévios para criar. E com o passar do tempo vai adquirir novas experiências.

– Aprimore as técnicas

Assuntos como perspectivas, sombras, contrastes, geometria e anatomia humana, por exemplo, devem fazer parte da rotina.

E conhecer o material é fundamental. Não que seja necessário adquirir todos desde o início, pelo contrário, quanto mais se pesquisa, melhor serão as escolhas no momento da compra de um ítem.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *