Mesa digitalizadora, preciso de uma?

Você já ouviu falar em um dispositivo de entrada que permite que você insira desenhos e esboços em um computador? A mesa digitalizadora consiste de um tablet eletrônico e um cursor ou caneta. Um cursor (também chamado de disco) é semelhante a um mouse, exceto que ele tem uma janela com mira para a colocação milimétrica, e pode ter até 16 botões.

mesa digitalizadora

Outros componentes da mesa digitalizadora

Uma caneta (também chamada de stills) que se parece com uma caneta esferográfica simples, mas que usa uma cabeça eletrônica em vez de tinta. A mesa digitalizadora contém componentes eletrônicos que lhe permitem detectar o movimento do cursor ou caneta e, traduzir os movimentos em sinais digitais que ela envia ao computador.

Para o teclado de digitalização, cada ponto sobre ele representa um ponto nó de visualização de uma maneira fixa. Isto o difere do mouse, em que todo o movimento é relativo à posição do cursor. A natureza estática das mesas digitalizadorasa s torna particularmente eficaz para rastrear desenhos.

As mesas digitalizadoras são também chamadas de digitalizadores, tablets gráficos, entre outros.

Definição mesa digitalizadora

A mesa digitalizadora pode ser definida como um tablet de desenho gráfico utilizada para desenhar novas imagens ou rastrearas antigas. A mesa digitalizadora permite ao usuário contatar a superfície do dispositivo com uma caneta ou um disco com ou sem fio. Muitas vezes erroneamente chamado de mouse, o disco é oficialmente o “cursor do tablet”.

Para o rastreio, o disco é preferido porque sua mira, visível através de uma lente de vidro transparente, permite identificar com precisão as extremidades e cantos de desenhos detalhados.

A maioria das teclas permite que partes da superfície do tablet possam ser personalizadas em botões que possam ser utilizadas para selecionar menus e funções do aplicativo.

Modo de digitador e modo de mouse

Os tablets normalmente suportam dois modos de operação. “Modo de digitalizador” que cria uma correspondência do tablet para a tela. Onde quer que o tablet seja tocado, a tela é desenhada exatamente na mesma localização. Em contraste, o “modo mouse” move o ponteiro da tela em relação a qualquer posição inicial na superfície do tablet, apenas como um mouse de computador comum.

A saída é uma coordenada xy

Ao desenhar ou fazer um rastreamento no tablet, uma série de coordenadas xy (gráficos vetoriais) são criados, como um fluxo contínuo de coordenadas, ou como pontos finais.

Os desenhos criados ou rastreados nas teclas são armazenados como segmentos de linha matemáticas. Os objetos são desenhados com uma caneta ou disco, mas também são rastreados.

Digitalização em 3D

O sistema digitalizador de uma mesa digitalizadora dá as coordenadas de um objeto, ao tocar suas superfícies com uma caneta. Ele mede a posição da ponta no espaço 3D e envia diretamente para programas de CAD e gráficos populares

Os tabletes gráficos, por causa de sua interface baseada em caneta e capacidade de detectar, inclinação e outros atributos da caneta e sua interação com o tablet, são considerados melhores por oferecer uma maneira mais natural para criar gráficos de computador, especialmente computação gráfica 2D. Na verdade, muitos pacotes gráficos podem fazer uso da pressão (às vezes, com caneta em inclinação ou rotação) trazendo informações geradas por um tablet, modificando o tamanho do pincel, sua forma, opacidade, cor ou outros atributos com base em dados recebidos do tablet gráfico.

Considerações finais

Uma das importâncias da mesa digitalizadora, além das descritas acima é que os gráficos são comumente usados ​​no mundo artístico. Usando-se uma caneta como em uma mesa digitalizadora combinado com um programa de gráficos de edição, como o Illustrator ou o Photoshop Adobe Systems, ou CorelDraw, dá aos artistas muita precisão ao criar desenhos digitais ou obras de arte.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *