Dicas para criar personagem mangá

Com certeza, o estilo Mangá dominou o mundo dos desenhos. Muitos são os desenhistas que gostam de elaborar trabalhos neste segmento, criando personagens e até enredos de histórias.

Sendo um estilo de desenho, também conhecido como anime, por ser totalmente japonês, os personagens do mangá apresentam particularidades que o distinguem dos outros segmentos. É possível perceber as características únicas dos olhos, nariz e cabelos.

Um dos motivos que o faz ser tão popular, são os inúmeros animes de sucesso que existe hoje, sendo alguns clássicos que as pessoas não fazem questão de apagar de suas memórias. O estilo é tão marcante que até algumas pessoas, de várias partes do mundo, inclusive Brasil, se transformam em seus personagens favoritos, como os Cosplays.

criar personagens mangá

E é por ser tão importante na vida de muitos desenhistas, que o artigo de hoje tem como principal objetivo fazer com que você também desenvolva a capacidade de criar personagens mangá.

Veja a seguir, ótimas dicas para criação de personagens no estilo mangá…

 

Materiais necessários

Primeiro, você precisará dos materiais. Abaixo, lista básica que não podem faltar para o desenvolvimento do desenho:

  • Papel A4 – 180 gramas: Esse tipo de papel é o ideal, pois receberá a tinta do nanquim na fase de acabamento do desenho. A gramatura mais grossa é o que torna recomendável.
  • Lápis para esboço: Opte por lápis que tenham pontas macias e de preferência da cor azul.
  • Lapiseiras – Grafite 2B: Bons para fazer os detalhes de todo o desenho.
  • Canetas Nanquins (descartáveis ou não): Para arte final.

Dica importante: Para desenhar, sempre é bom pensar na questão ergonômica. Logo, invista em uma boa prancheta e cadeiras confortáveis para um melhor desempenho.

Criando personagens no estilo mangá

Antes de iniciar o desenho de fato, você precisa definir os níveis de detalhes que irá compor o seu desenho. O estilo mangá possui várias vertentes e é exatamente esses detalhes que farão diferenciar uma da outra.

Você pode optar por um desenho mais limpo, sem o uso de muitas sombras e detalhes nos tecidos ou, do contrário, enriquecer mais o desenho quanto aos detalhes dele; porém, o nível de dificuldade aumenta com essa escolha.

Bom, vamos algumas dicas para que você aprenda a criar personagens mangás:

  • Faça o esboço da figura: Utilizando o lápis macio de cor azul (de preferência), desenhe o esboço com a técnica do boneco esquematizado, atendendo as características de pose dos desenhos estilos mangás;
  • Atente-se a Simetria: Ponto importante e característico dos desenhos estilos mangás, a simetria deve ser parte do seu esboço, principalmente no desenho da face.
  • Aplique as principais características dos desenhos mangás: Olhos grandes, cabelos pontiagudos, nariz e boca sem muitos detalhes, queixos pontudos e poses forçadas são apenas algumas das características básicas de um desenho desse estilo.
  • Detalhe o seu esboço: Comece a detalhar o seu desenho. Com o uso da lapiseira 2B, gramatura 05 ou 07, detalhe os cabelos, olhos, musculatura e o que mais achar necessário em seu desenho.
  • Finalize o seu personagem: Com todos os detalhes feitos, chegou a hora de finalizar a sua criação. Use o nanquim para isso, material bastante usado e que é característica quanto a arte final desse estilo. Você pode optar por colorir ou não o seu desenho, assim como fazer a arte final em um software específico no computador, como por exemplo: O Manga Studio.

Mas não queremos parar por aqui!

Veja um resumo importante nas características do rosto no estilo mangá…

Para um estilo tão conhecido e utilizado como este, dar ênfase ao processo de construção do rosto é perceber, de antemão, os principais traços específicos dessa arte. Vejamos algum deles:

Rosto: A principal característica são os rostos pontiagudos. Quando trabalhar no detalhe, arredonde um pouco mais as áreas da mandíbulas e queixo; porém, continue deixando a aparência pontiaguda da mesma.

Cabelos: Os cabelos também são características marcantes desse estilo, porém pode sofrer diferenciações por conta das vertentes que existem neste estilo.

Olhos: Talvez essa seja a identidade dos desenhos mangás. Os olhos são grandese carregam detalhes marcantes na íris e nos cílios dos personagens, principalmentenosfemininos.

Orelhas: Geralmente são desenhadas de uma só forma, sem muitos detalhes.

Nariz: Não possui detalhes. Geralmente um leve traço acompanhado de uma sombra leve já é o bastante para que seu personagem possua um nariz no estilo mangá.

Boca: Assim como o nariz, a boca não carece de muitos detalhes. Tanto fechada quanto aberta, apenas alguns traços característicos do estilo já é o bastante.

criar-personagens-manga-01

De fato, o mangá é um dos estilos de desenho mais queridos do mundo, e quem inicia sua carreira de desenhista, provavelmente arrisca seus primeiros rabiscos nesse estilo, mostrando o quão popular ele é.

E você, curte esse tipo de desenho? Viu como é possível aprender o mangá e criar seus próprios personagens? Como criar personagens mangás nunca foi tão fácil e claro! Pegue essas dicas e pratique o máximo para obter o domínio desse estilo.

Deixe seu comentário logo abaixo! Compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais e ajude a divulgar esse projeto.

Um grande abraço.

Até o próximo post!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *