Como usar caneta nanquim no desenho?

As canetas nanquins costumam ser um grande mistério para os não-entendedores de técnicas de desenho. Podendo ser assunto de vários dias em fóruns de debates na internet e, sem sombra de dúvidas, um dos assuntos mais frequentes nos vídeos de Youtube quando há algum canal direcionado para técnicas artísticas de desenhos.

caneta nanquim

Entre diversos modelos, críticas aos moldes atuais de fabricação e reclamações nostálgicas de modelos passados, o efeito que ela proporciona ao finalizar uma arte é único e tem o poder de dar vida a qualquer ilustração (quando aplicada corretamente).

Seja o tipo de papel, maneira correta de recarregar, limpando as penas da caneta nanquim, se está ressecada ou não, a direção que você moveu na hora de contornar o desenho, se segurou muito em cima ou muito em baixo… Todas essas variáveis influenciam no resultado final. Mas hoje isolamos apenas a variável “tamanho da ponta” para dar dicas de como usar a caneta nanquim no seu desenho.

  • Qual é a mais indicada?

Depende do seu objetivo com a caneta nanquim. No mercado estão disponíveis vários modelos, de canetas técnicas às descartáveis, passando até pelas recarregáveis. Estão disponíveis as espessuras entre 0,1mm até 2,0mm, mas as mais usadas são a 0.1 mm, 0.3 mm e 0.5 mm. Sempre a use em posição vertical.

  • As canetas mais finas

São ótimas para definir detalhes de desenhos, podendo criar um efeito mais expressivo no olhar de um personagem, curvas de efeito na pele de alguma pessoa, fios de cabelos mais detalhados, paisagem de uma cidade urbana com muitos edifícios. Por exemplo, em uma ilustração que tenha a natureza como cenário, a caneta nanquim com o bico mais fino irá lhe permitir desenvolver melhor as particularidades de cada planta.

  • As canetas mais grossas

São ótimas para pintar áreas maiores do seu desenho, pelo formato da caneta, será ótimo para delimitar até que área a caneta deve seguir e não poderá ultrapassar. Além de te permitir ter mais controle e estabilidade sobre o seu traço, a área de contato com a superfície é maior, produzindo assim um melhor equilíbrio da caneta sob o papel.

  • Fazendo curvas

Uma das facilidades da caneta nanquim é poder separar a sua ponta (a parte da pena) do restante do seu corpo. Aproveite e coloque aparte da pena no adaptador de um compasso, com isso vocêpoderá projetar círculos e linhas com aspecto curvo com perfeição.

  • Contornando seu desenho com a caneta nanquim

O normal, principalmente para iniciantes, é primeiramente esboçar com um lápis comum o seu desenho, o segredo está na força que você coloca sob o traço do lápis. Lembre-se que ao finalizar a sua arte com a caneta nanquim, o ideal é apagar com borracha normal o traçado da linha feita inicialmente pelo lápis.

Aos poucos pode ir adicionando traços com a caneta até adquirir o resultado final. O risco da caneta nanquim transfere um efeito contínuo ao desenho, por isso ela é ideal para finalizar artes. Uma das técnicas especiais da nanquim para contornar a borda é não cobrir todos os traços originais feitos a lápis, deixe alguns espaços em branco, sua obra de arte irá ganhar um aspecto mais real.

Entre os diversos modelos existentes de canetas à tinta nanquim, a de ponta de aço são as mais resistentes ao uso exaustivo do objeto, as outras que são descartáveis tendem a ir abrindo as pontas das penas. Como qualquer outra técnica de desenho, exige prática e boa vontade, além de estudo para ir aprimorando suas técnicas.

Essas foram algumas dicas básicas de como utilizar a caneta nanquim no desenho. Crie sensações nas pessoas que admirarem a sua criação!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *