Como fazer caricatura?

Não há dúvida que a arte do desenho é uma das manifestações que mais mexem como o imaginário das pessoas, principalmente de quem desenha. Dentro das várias técnicas e dos vários tipos de desenho, fazer caricaturas é um dos grandes desafios. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como fazer uma caricatura pode ser fácil.

Se você já desenha e quer começar a fazer uma caricatura pode começar a se aventurar nessa arte. Isso porque a procura por esse tipo de trabalho tem crescido muito nos últimos tempos. Não é à toa que muitos desenhistas estão criando caricaturas para festas de casamentos, aniversários, como forma de presentear alguém, e até para fazer um quadro um estampar uma camiseta.

A caricatura é uma arte que todos adoram e um bom desenhista deve explorar esse talento de fazer caricatura e vê-lo como um bom negócio.

Para fazer caricatura é preciso observar as formas e, ainda na mente, fazer a junção das características da pessoa com um desenho animado. Porque essa é a grande sacada da caricatura, desenhar de forma livre, tornando o desenho engraçado e dinâmico.

Comece a desenvolver os primeiros desenhos, observando as medidas do rosto, cabeça, olhos, orelha e nariz, sem deixar de notar a iluminação e alguns trejeitos da pessoa.

Uma boa dica também é começar através da observação de fotografias, assim você poderá notar claramente o rosto da pessoa, podendo colocar no papel com muito mais fidelidade. Porque uma boa caricatura precisa de identificação. Sabe quando você bate o olho no desenho e vê a pessoa em forma de caricatura e na hora você identifica de quem se trata? Então, esses são os melhores desenhos, que reproduzem com fidelidade, usando o humor sem perder as características da pessoa.

Dicas para fazer caricatura

fazer caricatura

Se você for iniciar com a observação de fotos, comece olhando os detalhes e as características do rosto da pessoa que você vai desenhar. Se possível, pegue várias fotos diferentes para notar alguns ângulos distintos.

É fundamental notar um pouco da personalidade da pessoa que você vai desenhar. Dessa forma, será possível criar um desenho diferente, colocando um pouco do seu estilo próprio.

Procure reparar sobre o que mais te chama a atenção no rosto da pessoa. É o nariz, a boca, os olhos? Pegando isso como base, você pode utilizar no seu desenho para criar uma forma um pouco mais exagerada, ou que se sobressaia em relação as outras partes do corpo. É só notar que, em caricaturas, geralmente o nariz, ou orelha podem ganhar destaque no desenho.

Não se esqueça dos princípios básicos do desenho na hora de fazer caricaturas, pois essa é a forma mais fácil para poder criar qualquer tipo de desenho. Vamos supor que a pessoa esteja de terno, já trace os rabiscos para fidelizar esse detalhe.

No começo do desenho, faça traços leves para ir aprimorando depois. Se você já fizer o risco um pouco mais forte, será muito mais trabalhoso se precisar apagar, ou aperfeiçoar os detalhes. O acabamento dará toda a graça do desenho.

Fique atento para não exagerar em mais de um detalhe. Por exemplo, vamos supor que você tenha feito um nariz maior, procure então fazer uma boca menor. Já que o nariz já vai chamar a atenção da caricatura. Mantenha apenas um elemento maior para não causar confusão na caricatura.

Se errou, conserte depois. Inclusive, pode utilizar os programas de edição para melhorar o seu desenho.

Quando você for arriscar e começar a fazer caricaturas ao vivo, seja numa festa ou numa feira de arte, comece a conversar com as pessoas para identificar personalidade, saber um pouco sobre seus gostos e preferencias, pois tudo isso ajudará você na hora de criar.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como fazer caricatura?

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

2 Comentários

  1. Lutte

    Marcos só a titulo de informacao, hobby é uma palavra inglesa q tem como sentido “passatempo”, o seu plural é hobbies, mas o singular é hobby e nao hobbie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *