Como fazer desenhos 3D?

Uma das principais funções do artista que trabalha com desenhos, sem dúvidas, é chamar atenção das pessoas para sua obra. Cada um com suas particularidades e técnicas, buscam impactar os observadores utilizando-se de ferramentas específicas, e uma delas falaremos em especial aqui nesta post: O desenho 3D.

como fazer desenhos 3d

O desenho tridimensional (3D) é uma técnica de desenho e pintura recente. Não obstante, utiliza-se de ferramentas já conhecidas do “universo do desenho”, como sombreamento e iluminação.

Mesmo parecendo uma técnica difícil de ser aplicada – pois necessita de volume e profundidade –, é possível aprender algumas maneiras de como fazer desenhos 3D. A dica para quem pretende aprender a técnica dos desenhos tridimensionais e vê seus desenhos saltarem do papel, é não tentar esse efeito com desenhos muito complexos, pois com objetos mais simples, como cubos e círculos, já é possível enxergar o efeito.

desenhos tridimensionais

Desenhos com efeitos 3D não é tão difícil como parece, com empenho e paciência você conseguirá dominar essa técnica. Vejamos alguns segredos sobre essa incrível ferramenta de desenhos.

De que forma um desenho comum pode causar o efeito tridimensional?

Para que um desenho, em plano bidimensional, apresente três dimensões, é utilizada a técnica chamada de Anamorfose (Anamorfismo).

A técnica do Anamorfismo, consiste em fazer com que a pessoa que observa a imagem se coloque em um ponto de vista para ver a “mágica” acontecer. Do contrário, a mesma imagem torna-se para ela incompressível.

Alguns materiais necessários para o desenvolvimento do desenho 3d

O desenhista precisará de alguns materiais necessários para aplicação desta técnica, além dos mais básicos e indispensáveis. Segue lista:

  • Folha de papel A4 (ofício);
  • Lápis (4B ou 6B);
  • Borracha;
  • Esfuminho (opcional);
  • Régua;

Pratique o efeito com objetos simples, principalmente as figuras geométricas

O círculo por exemplo, é um ótimo objeto para trabalhar esse efeito. E é sobre essa figura que trabalharemos a técnica dos desenhos em três dimensões.

Primeiro, faremos com que esse círculo se torne uma esfera com as técnicas de sombreamento e iluminação. Logo, é muito importante que o desenhista já domine o básico dessas duas ferramentas.

Veja, como fazer desenhos 3d com o simples passo a passo a seguir. Separe os seus materiais e reserve seu tempo para essa aplicação:

  • Primeiro, o desenhista deve determinar qual estilo de desenho ele vai querer trabalhar para aplicar esse efeito. Para o nosso exemplo, trabalharemos no estilo dos desenhos artísticos com sombreamentos fortes e aplicação de iluminação;
  • Desenhe um círculo oval de forma que ele fique alongado;
  • Faça os contornos no desenho e aplique sombras e iluminação;
  • Abaixo do círculo já desenhado, faça a projeção da sombra da mesma para causar a impressão da imagem flutuando no plano.
  • Nesta etapa o seu desenho estará pronto. Trabalhe nos detalhes se atentando a tudo que precisa melhorar para alcançar um melhor resultado.
  • Para melhor efeito tridimensional no desenho, trace uma linha na parte superior do desenho com o auxílio de uma régua, determinado o local do recorte da imagem;
  • Com uma tesoura em mãos, faça o recorte sobre a linha feita contornando o desenho do círculo;
  • Determine o ponto de vista necessário para causar o efeito 3D na imagem, posicione a câmera fotográfica ou celular, filme ou registre uma fotografia.
  • Pronto! Se todos os passos foram feitos corretamente, todos que olharem para imagem verão o efeito 3D.

Seguindo esses mesmos passo a passo, você poderá aplicar as três dimensões em objetos como cubos ou desenhos animados. Caso prefira, trabalhe com cores pois o efeito também irá acontecer.

Outra forma de aplicar o efeito 3D é ter em mãos o objeto que será desenhado. Colocando-o sobre o papel, desenhe o objeto fazendo os contornos de acordo a sua visão. No fim, o desenho apresentará a mesma deformação vista anteriormente. Aplique os detalhes necessários no objeto desenhado, sem esquecer da projeção da sombra para um resultado ainda melhor.

Entendendo o motivo do efeito

Para que o desenho apresente esse efeito, é preciso que a figura desenhada esteja esticada. Essa pequena deformação, aliada a técnica do anamorfismo, é o principal motivo do desenho saltar do seu plano bidimensional, partindo para o plano tridimensional.

Considerações finais

Fazer desenhos 3D pode ser uma ótima ferramenta para se mostrar atualizado aos diversos estilos e técnicas de desenho que existe.Uma boa dica é assisti tutoriais, acompanhando o tutor em seu passo a passo, e praticar muito exercício para fixação. O domínio da técnica virá com o tempo.

E então, o que achou deste post sobre como fazer desenhos 3d? Viu como é simples aplicar a técnica do desenho tridimensional em seus projetos? Então, aprenda essa ferramenta e surpreenda ainda mais as pessoas com sua arte.

Deixe seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais para ajudarna divulgação desse projeto.

Um grande abraço.

Até o próximo post!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *