Como desenhar usando carvão vegetal

O carvão vegetal é um ótimo aliado dos desenhadores, mas precisa ser usado sabiamente para obter um bom resultado final. É ideal para esboçar e sombrear desenhos, um dos produtos mais essenciais que os artistas gráficos têm no seu kit de sobrevivência.

carvão vegetal

Para quem está começando a adentrar no meio artístico de desenho, o carvão vegetal resulta ser um pouco complicado para manusear, requer cuidado, pois facilmente borra e costuma apesentar certa resistência para apagar seus traços. Por isso, separamos algumas dicas introdutórias de como desenhar usando carvão vegetal.

Ferramentas úteis para desenhar com o carvão vegetal

 Borracha Limpa-Tipo: é a melhor pedida para apagar o risco do carvão vegetal e o excesso deixado por ele e que eventualmente sairá da delimitação do desenho original.

Esfuminho: Ideal para controlar o efeito esfumado que o carvão vegetal causa, mas que poderá ser substituído pelo seu dedo (só cuidado pra não manchar o desenho com o dedo sujo! Hehe).

Superfícies ideais para desenhar usando o carvão vegetal

 Superfícies rugosas, papéis acima de 200gr/m².

O papel Canson Mi-teintes e o Canson Universitário 224/m² são os mais adequados e comerciais.

Como começar

 Primeiro, esboce o desenho com um lápis comum. Pode ser só a borda e os detalhes interiores que gostaria que ficassem mais escuros ao sombrear. Tenha em mente que esse desenho lhe guiará até o final.

Segundo, com o carvão vegetal comece a bordear o esboço original, agora não é o momento para se preocupar em fazer traços fortes, depois poderá passar outra camada por cima e reforçar o efeito.

Terceiro, com o carvão preencha a área interior do desenho com riscos simples e leves em zig-zag, essa primeira camada interna precisa ser clara. Logo depois, esfumace a parte preenchida levemente, nesse primeiro momento pós-esfumaçar a área interna precisa ter um efeito de cor homogêneo. Tenha cuidado para não manchar o papel.

Quarto, escolha a parte que você deseja que fique mais sombreada e a que irá ficar clara, para transmitir ao papel o efeito de reflexo da luz. Aos poucos, vá firmando o seu traço no sentido: parte sombreada para a claridade. Quando preencher a segunda camada com o risco do carvão, esfumace outra vez.

Repita essa sequência de riscar e esfumaçar até achar que conseguiu o efeito que desejava.

Finalizando o seu desenho com carvão mineral

 Ao perceber que conseguiu atingir o efeito que queria com o seu carvão vegetal, assopre para remover o excesso de pó do papel. Depois, você vai precisar de um spray fixador para que o desenho fixe de maneira permanente na superfície, senão irá se desgastando com o tempo e pode até chegar a desaparecer. Um verdadeiro desastre artístico!

Lembre-se de usar o seu fixador em um lugar com bastante circulação de vento e com a lata de spray a, pelo menos, 20 centímetros de distância.

Precauções com o carvão vegetal enquanto desenha

Escolha um lugar que circule vento com certa frequência, senão irá se sufocar com um ambiente fechado e o pó do carvão irá lhe incomodar. Evite isso.

Não toque no seu rosto com as mãos sujas de carvão, principalmente se estiver utilizando o próprio dedo para esfumaçar o desenho. Ele pode ser nocivo para algumas áreas sensíveis do nosso corpo.

Qualquer técnica artística requer prática para alcançar a perfeição, até mesmo para conseguir ter a sua marca individual de traços, então com o carvão vegetal não será diferente. Relembre os seus dias de criança quando apenas havia começado a manusear o lápis de cor, giz de cera e a canetinha: cada um dava efeitos diferentes na sua arte e aos poucos foi descobrindo como controlar os traços de cada um deles. Sorria porque agora acabou de ganhar outro material para o seu arsenal de materiais artísticos!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *