Como desenhar em Perspectiva

Para desenhar em perspectiva é necessário primeiramente compreender o que exatamente isso significa. A perspectiva é uma regra usada para representar a natureza, os objetos e as coisas ao nosso redor.

Ou seja, é aquilo que tentamos desenhar a partir do que vimos, utilizando as formas tridimensionais.

Essa regra de desenho também é conhecida como perspectiva fotográfica, pegando como base a linha dos olhos de quem desenha, ou seja, de quem observa para desenhar.

Chamamos essa linha de linha do horizonte, onde são colocados ponto de fugas que definem a profundidade do objeto.

A grande maioria dos objetos geralmente podem ser criadas a partir de dois pontos de fuga.

Então, se você quer começar a treinar para desenhar em perspectiva, inicie com esses dois pontos. Imagine a linha do horizonte, e comece a fazer os primeiros traços.

Um bom exercício para iniciar é observar uma cadeira e tentar desenhar em perspectiva.

desenhar em perspectiva

Surgimento da técnica

Esta técnica foi desenvolvida ainda na Idade Média por arquitetos que estavam à procura de uma maneira de criar seus projetos com mais realidade.

A partir disso, surgiu a técnica de colocar a linha imaginária na altura dos olhos de quem desenha e, a partir disso, desenvolver o desenho ou projeto respeitando as formas e profundidade.

Por se tratar de uma convenção, não se preocupe em desenhar em perspectiva de forma tão concreta e rígida.

Deixe um pouco a imaginação fluir, principalmente nos primeiros rabiscos. Inclusive, toda a forma de rigidez no desenho pode prejudicar o resultado final.

Treinar para desenhar em perspectiva

Para dar a sensação de profundidade, pegue lápis e papel e tente fazer um cubo, a partir de um quadrado para que você não se perca no desenha.

Por exemplo, parta de um quadrado, e depois faça o mesmo quadrado um pouco mais abaixo, porém, de forma que ele fique dentro do primeiro, fazendo uma espécie de conexão.

Dessa forma, obtendo essa primeira noção da profundidade e das formas de um cubo, você conseguirá observar qual é o intuito de desenhar em perspectiva, conseguindo assim aprimorar os seus desenhos.

Continue desenvolvendo o primeiro cubo, repare na altura, largura e profundidade.

Comece a repetir outros desenhos de cubo. Caso você tenha achado difícil, então primeiro faça um risco no papel que vai representar a altura do cubo.

Apenas trace um risco na forma vertical. Depois trace outra linha, fazendo um formato de L, que representará a largura.

Agora fique atento, pois o próximo eixo a ser desenhado é o mais importante para criar um cubo, dando a precisão da profundidade.

Trace outro risco na diagonal, subindo o risco entre o L que você acabou de criar. Agora você tem três riscos, sendo que esse último é que dará a sensação de profundidade que desenhar em perspectiva necessita.

Para fazer um desenhar em perspectiva, com noção de profundidade, é preciso imaginar os ângulos, ter a percepção do horizonte.

Comece a observar os desenhos de prédios para você ter uma ideia do quanto eles são tridimensionais, sendo que todos eles utilizam como regra a perspectiva.

Ao desenhar em perspectiva, repare se os objetos que você está tentando criar a partir da observação estão com boa profundidade, pois é isso que vai determinar o desenho, dando a sensação de realidade.

Ao desenhar em perspectiva, dois objetos que têm o mesmo tamanho, podem aparentar tamanhos diferentes a partir da criação.

Quando se desenha um prédio, por exemplo, se atente a dois pontos de fuga, sendo um em cada lado do prédio.

Para desenhar bem em perspectiva a observação da realidade, dos objetos será sempre o ponto norteador de um desenho.

Por isso, nunca deixe de treinar, de observar e criar as linhas mais primárias, como o exercício do cubo e do quadrado.

Mesmo que você falhe nas primeiras tentativas ao desenhar em perspectiva, não desiste e busque sempre se aperfeiçoar.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *