Como desenhar com o mouse sem tremer a mão?

O advento da tecnologia fez com muitos desenhistas atualizassem seu portfólio. Hoje, além dos desenhos convencionais feitos a lápis e papel, temos os desenhos feitos em computadores, através de softwares específicos.

Entretanto, uma das dificuldades que muitos desenhistas encontram ao tentar executar um desenho no computador, é obter o traço perfeito, pelo fato de utilizarem o mouse para isso.

Dificilmente, os traços dos desenhos ficarão perfeitos, com a utilização do mouse, para as pessoas que não possui uma boa coordenação motora. Dessa forma, muitos profissionais utilizam a mesa digitalizadora, que torna mais fácil a execução do desenho por ter a caneta com auxílio.

Porém, apesar de difícil, não quer dizer que seja impossível obter bons resultados, pois toda prática leva o seu praticante aos resultados esperados.

Partindo desse princípio otimista, o post de hoje tem como objetivo solucionar os problemas de quem desenha com mouse, treme bastante a mão e não se satisfaz com o resultado.

Para quem não possui a mesa digitalizadora e de qualquer forma pretende fazer seus desenhos no computador, neste artigo você verá como desenhar com o mouse sem tremer a mão.

como desenhar com o mouse

Veja agora como você pode fazer belos desenhos no computador utilizando o mouse.

 

Softwares para desenho e Atribuições

Antes de tudo, você precisará de softwares específicos para fazer desenhos no computador, como:

  • Paint;
  • MyPaint;
  • Manga Studio;
  • Paint Net;
  • Paint Tool Sai;

Além desses citados, há quem faz o uso do Corew Draw (mais utilizados para desenhos gráficos) e o Photoshop (para finalização e tratamento da imagem). Pesquise por cada um dos programas existentes e escolha o que melhor lhe atender.

Perceba que cada um dos programas exige do computador algumas atribuições. Por isso, antes de instalar o software, certifique-se se seu computador tem condições de executá-lo sem apresentar algum tipo de problema.

Alguns fatores que contribuem no tremor da mão e Dicas para começar hoje mesmo os desenhos no computador

De antemão, é importante deixar a informação de que todos possuem um certo grau de tremor nas mãos os chamados: tremores fisiológicos.

Quando praticamos algo, como utilizar o mouse por exemplo, ocorre o tremor de ação, pelo fato dos músculos estarem em atividade. Logo, perceba que você não eliminará totalmente o tremor quando estiver desenhando, e sim controla-lo.

Então, como desenhar com o mouse? Segue abaixo algumas dicas para desenvolver o desenho no computador com essa ferramenta:

  • Desenvolva sua coordenação motora: Primeiro passo e muito importante para que o restante fique fácil. Utilize o Paint para trabalhar o uso do mouse nos desenhos.
  • Conheça primeiro o trabalho que você deverá executar: Como assim? Busque se familiarizar com o software que estará utilizando e, claro, se familiarize também em desenhar com o mouse;
  • Faça rabisco, linhas retas e esboços: Esta dica é essencial para a fase inicial do desenhista com os desenhos feitos no computador, e com a utilização do mouse. Logo, abra uma página em branco e faça rabiscos. Siga o exercício buscando fazer linhas retas simultaneamente. Por fim, tente desenhar um objeto simples qualquer, elaborando apenas o seu esboço.
  • Não deixe o mouse escorregadio: Quanto mais você utilizar o mouse, mais a sua mão poderá transpirar e tornar mais complicado o uso do mesmo, pois ele ficará escorregadio e seus traços certamente sairão trêmulos.
  • Faça antes o esboço do desenho no papel comum: Não desenhe direto no computador! Faça primeiro o esboço no papel utilizando o lápis. Após ter preparado o desenho, digitalize e abra a imagem dentro do software que fará o acabamento do mesmo.
  • Explore a ferramenta Zoom: Em todos os softwares de desenho existe essa ferramenta que lhe permite aproximar ao máximo o esboço da imagem que será trabalhada. Sendo assim, utilize-se deste artifício para fazer bons traços com o mouse. Quanto mais zoom na imagem, menos deformação nos contornos da mesma.

Considerações finais

Apesar de possível, sabemos que no início a dificuldade é imensa. Por isso, vale muito a persistência de quem realmente deseja aprender a desenhar com o mouse.

Muitos, preferem utilizar recursos como a mesa digitalizadora ou tablete. Isso vai depender da real necessidade do profissional e também da situação financeira de cada um, é claro! De qualquer forma, vale muito o investimento.

Para quem não tem muitos recursos financeiros e, apesar de muito praticar, ainda encontram dificuldades em desenvolver um bom desenho com o mouse, busque auxílio nas ferramentas (tools) que os softwares fornecem. Explore cada uma delas, transforme linhas retas em curvas, modifique as espessuras das linhas e deixe os contornos ao seu gosto.

A partir de agora você já sabe como desenhar com o mouse. Não desista fácil e desenvolva essa técnica de desenho importante nos dias de hoje.

E então, achou que este post foi útil? Sabe de mais alguma forma de desenhar com o mouse e não tremer a mão? Se conhece, então conte-nos!

Compartilhe do seu conhecimento! Deixe aqui seu comentário e as técnicas que utiliza em seus desenhos feitos no computador.

Compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais e ajude a divulgar esse projeto.

Um grande abraço.

Até o próximo post!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *