Como desenhar Anime usando um método fácil?

Animes, são desenhos característicos do estilo japonês de desenhar. No pé da letra, anime significa “animação”, ou seja, nada mais é do que a produção animada de um desenho, mais precisamente o mangá.

Geralmente, muitos profissionais, no início de sua relação com os desenhos, procuram desenvolver suas técnicas desenhando bastante esse estilo.Isso se dar por conta de toda sua popularidade, e também por sua simplicidade, pois não somos “obrigados” a nos prender em muitos detalhes nesse estilo.

Deste modo, é possível dominar bem essa técnica de desenho com passos simples, que não são novidades para quem já conhece o básico do desenho.

como desenhar anime

Veja como desenhar anime usando um método fácil…

Separe os materiais básicos de desenho

Os materiais para trabalhar estes desenhos, geralmente são:

  • Lápis (HB, 2B, 4B e 6B);
  • Lapiseira (o,5 ou 0,7mm);
  • Caneta nankin (descartáveis ou recarregáveis) e;
  • Papel sulfite A4 ou A3.

O papel sulfite não é o mais indicado, mas se tratando de métodos simples de como desenhar anime, o mesmo pode nos servir.

Método fácil para desenhar rostos masculinos

Como nos passos básicos de um desenho da cabeça humana, segue a mesma ideia de construção para os estilos animes:

  • Faça um círculo: Não se preocupe e deixar os círculos perfeitamente redondos. A ideia é trabalhar a mão livre em um esboço rabiscado.
  • Complete o círculo, dando formato a um rosto: Com traços leves, faça os contornos da mandíbula, bochecha e queixo. Faça-o pontudo! Características de um rosto masculino desse estilo.
  • Trace linha de demarcações: Faça linhas verticais para buscar simetria no desenho e demarcar posições dos olhos, orelhas, boca e nariz.
  • Faça o cabelo: Os cabelos dão bastante características a esse estilo. O tipo vai depender muito do gênero e também do gosto do artista. Como método simples, faça nos desenhos masculinos, cabelos lisos com alguns fios arrepiados.

Deixe a parte do pescoço desenhado para dar mais característica ao desenho. Os pescoços dos homens são mais grossos em sua fase adulta.

Método fácil para desenhar rostos femininos

A etapa do esboço é a mesma. Logo, faremos os mesmos processos com pequenas algumas modificações:

  • Faça um círculo: Sempre trabalhando a mão leve.
  • Complete o círculo, dando formato a um rosto: Com traços leves, faça os contornos da mandíbula, bochecha e queixo. Faça mais arredondado e com queixo fino! Características de um rosto feminino desse estilo.
  • Trace linha de demarcações: Faça linhas verticais para buscar simetria no desenho e demarcar posições dos olhos, orelhas, boca e nariz.
  • Faça olhos grandes, cílios bem visíveis e bocas pequenas e finas no rosto feminino.
  • Faça o cabelo: Os cabelos femininos no estilo mangá são bem característicos. Você pode optar por curto ou longo, com ou sem franja. Entretanto, faça bastante fios soltos.

Deixe a parte do pescoço desenhado para dar mais característica ao desenho. O pescoço feminino é mais fino que a do masculino neste estilo.

Método fácil para desenhar rostos infantis

A etapa do esboço é a mesma as anteriores. Logo, faremos os mesmos processos com pequenas algumas modificações:

  • Faça um círculo: Sempre trabalhando a mão leve.
  • Complete o círculo, dando formato a um rosto: Com traços leves, faça os contornos da mandíbula, bochecha e queixo. Faça-o todo arredondado! Características de um rosto infantil desse estilo.
  • Trace linha de demarcações: Faça linhas verticais para buscar simetria no desenho e demarcar posições dos olhos, orelhas, boca e nariz.
  • Faça olhos grandes, nariz mais arredondadoe bocas pequenas e finas.
  • Faça o cabelo: Os cabelos também podem seguir a mesma ideia dos anteriores, chamando a identidade do estilo mangá.

Deixe parte do pescoço desenhado para dar mais característica ao desenho. O pescoço infantil é mais fino nesta fase.

Método fácil para desenhar o corpo

Para desenhar o corpo, utilize ovoides ou aplique a técnica do esquema de bonecos. Uma simples dica é fazer pernas um pouco mais longas.

Perceba, que a pose do desenho é bem forçada no estilo anime. Portanto, leve essa característica para o desenho.

Após terminado o esboço, faça a roupa que o personagem estará usando, porém não se prenda a detalhes.

Método fácil para desenhar cenário

O cenário é um detalhe que geralmente não estará em primeiro plano nos desenhos. Em contrapartida é um item indispensável nesta etapa.

Para fazer um cenário, o desenhista deverá ter pelo menos uma noção de: ponto de fuga e proporção. Principalmente quando for desenhar casas, prédios ou até mesmo cidades.

Nos estilos animes, percebe-se muita vegetação compondo o cenário em vários ângulos. A dica é sempre procurar fazer o simples, como um pinheiro, por exemplo: O esboço de um triângulo, já é lhe deixa em condições de desenhar esta árvore.

Considerações finais

Em resumo, estes métodos são fáceis de serem aplicados e atende aos processos corretos de execução e aprendizado de quem o aplica. Porém muito mais simples do que seguir esses passos, é desenhar algo já feito; podendo ser algum personagem conhecido e não seguir todo o passo a passo, necessariamente.

como-desenhar-anime-01

E você, já sabia dos métodos simples de como desenhar animes? Viu como é possível aprender e criar seus próprios personagens?

Se gostou do artigo, deixe seu comentário logo abaixo! Compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais e ajude a divulgar esse projeto.

Um grande abraço.

Até o próximo post!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *