A Borracha só serve pra apagar?

A qualquer momento que você senta para desenhar, ou escrever um carta, algum projeto no papel, ela sempre vai estar lá como companheira inseparável do lápis. A borracha! Sim, ela tem vários formatos, várias cores e algumas tem até cheiro de fruta.

borracha

Mas o que importa aqui é que desde a mais simples até a mais sofisticada, todas elas tem a função de apagar. Ela é utilizada em diversas profissões como como arquitetura, engenharia, desenhista e amplamente utilizada nas escolas de todos os graus.

Mas o que você talvez não saiba, mas que já se perguntou é o porque da borracha apagar o grafite do lápis. Para isso precisamos entender os componentes dela.

Do que é feita a borracha?

Ela pode ser feita a parir do látex, que é um leite extraído da seringueira. Essa substância dá origem a borracha natural e é dela que são fabricadas diversos objetos de borracha como sapato, luvas, pneus, etc. Mas atualmente esse processo está sendo substituído pela fabricação de borracha a partir do petróleo.

Na borracha que usamos para apagar os erros que cometemos ao desenhar são encontradas substâncias como o polímero poli-isopreno, enxofre e óleos.

O que faz a borracha apagar?

Quando desenhamos com lápis comum, o grafite é depositado no papel, isso cria uma força de adesão entre o grafite e o papel. A borracha quebra as moléculas de originaram essa adesão e o grafite adere a borracha. Mas como essa força de adesão entre grafite e borracha não é tão forte, a borracha volta a ficar limpa. Isso é causado pelas substâncias que existem na borracha, como o enxofre e óleos especiais.

Tipos de borracha

Quando eu era pequeno, era só ir na papelaria e pedir uma borracha e geralmente sempre vinha o mesmo tipo de borracha, aquela branquinha retangular. Mas atualmente existe uma variedade muito grande de borrachas, vamos a algumas:

  • Escolar: Serve para apagar lápis e lapiseira. Ela é macia e suave e desliza facilmente sobre as superfícies. Apaga bem linhas e traços, como aqueles de esboço em tela de pintura. Ruim para fazer sombreamento.
  • TR: São aquelas termoplásticas. Serve também para apagar lápis e lapiseira. Não desliza facilmente sobre as superfícies e pode amassar o papel se usar de forma errada.
  • Limpa Tipos: Feita com matérias-primas naturais e também é bem maleável, pode-se moldar ela pra apagar melhor. Boa para fazer sombreamento, apagar linhas e traços. Boa para apagar grafite, carvão e pastel seco, mas evite as coloridas que pode prejudicar seu desenho.
  • Porta borracha: Borracha plástica branca e macia. Tem o corpo no formato de caneta que ajuda na precisão em apagar. Macia e causa pouca abrasividade ao papel. Boa para finalização de desenhos.
  • Lápis borracha: Não tem PVC na sua composição e apaga muito bem mas é abrasiva, ideal para apagar pequenas áreas escritas a tinta e grafite. No desenho, use só para fazer uma finalização delicada.
  • Borracha preta: Não borra, não faz sujeira e é macia. Proporcionam melhor apagabilidade, suavidade e conforto e tem miníma abrasão na superfície do papel.

Existem vários outros tipos no mercado, mas não necessariamente você irá precisar de todas essas. Pessoalmente recomendo a preta, mas você precisa experimentar o uso das outras para ver o melhor ao seu gosto. Mas recomendo que evite as verdes, que sujam muito.

Dicas para preservar sua borracha

Guarde ela em um estojo, isso vai servir para evitar que ela resseque ou que sofra com muita umidade. Não guarde ela com lápis, canetas, giz de cera, etc. Isso só vai acabar criando manchas coloridas nela.

Mas se caso ela acabar sujando, você pode usar uma lixa simples, aquelas de parede mesmo, essas lixas costumam ser bastante abrasivas e ao passar a borracha nela vai tirar as partes com manchas ou sujeira. Pode ser até uma lixa de unha.

Perdi a borracha, e agora?

Não fique desesperado se a borracha resolveu se esconder por ai. Nesses casos de emergência você pode usar um miolo de pão bem amassado e esfregar ele no papel onde quer apagar que vai funcionar.

Conclusão

Vimos nesse artigo do que é feita a borracha, o que faz ela apagar, os tipos existentes no mercado e algumas dicas para preservar essa companheira inseparável no que se trata de nossos desenhos.

E você, sabe mais algo sobre a borracha? Algum tipo que você usa não foi mencionado aqui? Deixe seu comentário abaixo e também diga o que você achou do artigo de hoje.

Abraço e até o próximo.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *