Algumas dicas para iniciantes

Nem sempre um bom curso de desenho ou de arte forma um grande desenhista, um curso apenas dá as referências e orientações teóricas necessárias, pois para ser um bom desenhista, depende muito de cada um, da vocação, talento, interesse e habilidades.

Porque quando você tem talento, mesmo quando você não tem as habilidades e teorias, pode adquiri-las através de um curso. O mais importante mesmo é a motivação e o interesse real em realizar-se nessa área tão artística e principalmente a paixão, o grande prazer em trabalhar com aquilo que você realmente ama. Por tudo isso, no post de hoje vamos conhecer algumas dicas para iniciantes.

dicas para iniciantes

Um bom desenhista, ilustrador ou artista plástico em geral é um autodidata, ainda que ele faça cursos específicos, normalmente são para adquirir certas habilidades específicas ou esclarecer algumas dúvidas que de outra forma não seria possível esclarecer. Mas normalmente, o desenhista mesmo toma as iniciativas do seu próprio aprendizado, de novas técnicas e habilidades. Já que a arte é essencialmente experimental e são necessários momentos de descobertas individuais.

Como um bom futuro desenhista, você precisará desenhar constantemente, tanto para conseguir captar certas observações feitas, como para desenvolver as suas próprias ideias para que elas não sejam interrompidas, e sim, possam fluir. Por essa razão você sempre deve andar com um caderno de desenho acompanhado de um lápis, para poder exercitar a sua percepção e interpretação do mundo no exato momento da inspiração.

O material básico do desenhista

Existem cadernos de desenho de vários tamanhos e formatos. Seu sketch deve ser facilmente transportável para que você possa alcançá-lo rapidamente, o ideal é que ele caiba no bolso de uma camisa ou numa pasta pequena, depende do tipo que você escolheu. A ideia é que se não estiver fazendo nada, você possa desenhar em qualquer lugar.

A experiência vem com o tempo

Além da importância do uso do sketch no seu dia a dia, o que diferencia um bom desenhista e o que o potencializa é a sua criatividade e a sua experiência pessoal com o desenho. O que significa que existe uma necessidade de desenvolver projetos próprios, suas idéias, algo mais planejado para mostrar a um cliente, por exemplo.

A importância de se inspirar em grandes desenhistas

Um bom desenhista tem seus referentes bem presentes, os trabalhos dos outros, e principalmente aqueles que foram consagrados. Já que em todas áreas, existem brilhantes desenhistas e ilustradores que servem como referências para o desenvolvimento de qualquer iniciante. Se você for pesquisar sobre os nomes mais inspiradores, vai encontrar justamente os clássicos como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafhael, Rembrandt, Ingres entre outros grandes nomes. Muitos dos trabalhos desses artistas estão em grandes museus, galerias ou em publicações especiais. E um bom desenhista deve visitar museus, conhecer estilos, respirar artes.

A importância dos clássicos

Os grandes artistas que nomeamos acima chegaram ao limite da observação e da perfeição estética, até o limite a inspiração de cada um deles. Eles, inclusive, tinham como referência outros artistas que vieram antes, alguns até milhares de anos antes. Desde a Grécia Antiga foi um longo processo de evolução e aprendizado da nossa civilização e da arte. Por isso essas referências são importantes para dar a você, como desenhista iniciante, noções claras de geometria, composição. Perspectiva, luz, sombra e contrastes, teoria das cores, anatomia humana e dos animais.

Não importa qual o seu estilo, de fato você pode adotar vários, mas é certo que o desenhista precisa ter pelo menos os conhecimentos básicos da sua áreas e das áreas afins e ter experimentado outros estilos de desenhos além do seu preferido. Espero que tenha gostado dessas dicas para iniciantes. E boa sorte!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *