10 Dicas para desenhar uma pessoa

Entre tantos seguimentos existentes na arte de desenhar, executar o desenho humano talvez seja uma das tarefas mais difíceis.

É importante ressaltar que este processo exigirá do desenhista alguns conhecimentos específicos, como: expressão corporal, anatomia, proporções e movimento.

É muito fácil associarmos o desenho de pessoas ao que chamamos: desenho de Retrato.  Entretanto, é preciso que o foco seja distribuído para outras partes do corpo.

Partindo desse princípio, listamos 10 Dicas essenciais, rica em técnicas e detalhes, para quem realmente deseja aprender a desenhar uma pessoa.

Nas primeiras Cinco dicas, um destaque para toda execução da cabeça humana, na qual abordaremos o seu passo a passo de forma mais prática.

desenhar uma pessoa

1 – Desenhando Cabeça Humana

O primeiro passo que precisa ser dominado para desenhar uma pessoa é a estrutura do desenho da cabeça humana. Para isso, trabalharemos as simples etapas abaixo:

  • Desenhe um retângulo:

Etapa simples, que consiste apenas em traçar quatro arestas com o lápis no papel até formar um retângulo. Veja exemplo abaixo:

desenhe um retângulo

  • Com o retângulo feito divida-o em três partes e meia, horizontalmente.

dividir o retângulo

  • O próximo passo é traçar uma linha reta, na vertical, dividindo o retângulo em duas partes (ao meio) e em seguida desenhar um círculo e meio círculo oval, como na imagem abaixo:

desenhar um círculo e meio círculo oval

Notem que ao concluirmos as etapas básicas acima, temos uma “estrutura” preparada para desenvolver o restante do desenho.

Porém, é preciso que divida o retângulo em doze partes iguais para darmos continuidade nos detalhes dos olhos, orelhas, boca e nariz.

O resultado será este:

divida o retângulo em doze partes iguais para darmos continuidade nos detalhes dos olhos, orelhas, boca e nariz

Pronto! Sua estrutura está pronta para desenhar uma pessoa e agora pode receber todos os detalhes dos olhos, orelhas, nariz, boca, cabelo entre outros.

Fazer traços leves nesta etapa, pois o mesmo será futuramente apagado.

2 –Desenhando Olho Humano

Para o desenho dos olhos é preciso observação. Ponto importante que o desenhista não deve esquecer é justamente observar bem os desenhos das pálpebras e íris.

Faça as espessuras das pálpebras e desenhe a íris projetando para fora do globo ocular e a luz que incide sobre ela para dar aquele brilho expressivo.

No esquema do desenho da cabeça humana, quando o mesmo é dividido em 12 partes, a largura do olho ocupa a divisão 3-5 (direito) e 7-9 (esquerdo).

3 – Desenhando Orelha Humana

Utilizasse as curvas para este desenho. Uma dica é observar fotos de pessoas e buscar passar isso para o papel.

Os desenhos de orelhas não são tão simples de fazer, logo uma boa observação, aliada à prática, farão com que o desenhista domine bem esta etapa para desenhar uma pessoa.

No esquema do desenho da cabeça humana, quando o mesmo é dividido em 12 partes, a altura da orelha está estre a linha das sobrancelhas e da base do nariz.

4 – Desenhando Nariz Humano

A partir do desenho de um triângulo é possível esboçar o nariz.

Busque desenhar pontos de vista diferentes nesta etapa: frontal, lateral, visto de baixo e quaisquer outras posições possíveis.

No esquema do desenho da cabeça humana, quando o mesmo é dividido em 12 partes, a largura do nariz ocupa a divisão 5-7 (direito) o que equivale à largura de um olho.

5 – Desenhando Boca Humana

Para o desenho da boca, uma boa dica é se atentar a uma regra básica que pode ser facilmente ser quebrada dependendo do desenho que está fazendo: faça os lábios femininos menores e mais carnudos que os masculinos.

Outro ponto importante é ter suavidade quando estiver fazendo uma boca sorrindo. Traço leve nos dentes é essencial para que o desenho não aparente está “agredido”.

6 – Construção Básica da figura humana

Nossa Sexta dica –distribuindo o foco para outras partes do corpo – é sobre como esboçar um croqui, com traços leves e rabiscados, de uma pessoa.

São os chamados “bonecos” esquematizados. Para esta etapa usaremos o desenho de “ovoides” e “cilindros”.

Dica básica para o desenho da figura humana:

  • O corpo feminino apresenta um alongamento para baixo, no corpo masculino temos o processo contrário.

A etapa de construção básica da figura humana não é complexa.

Consiste em apenas elaborar uma esquematização dos bonecos de forma bem simplificada, utilizando ovoides para ilustrar a cabeça e o tórax, e cilindros para os pontos de articulação dos membros superiores e inferiores.

7 – Se Preocupem com a Anatomia 

Abordar esse assunto não é tão simples, muito menos aplicá-la.

Para dominar a anatomia nos desenhos a mão livre é preciso conhecimento dos principais grupos de músculos existentes no corpo humano.

Logo, é muito importante para quem deseja aprender a desenhar uma pessoa, se preocupar em adquirir técnicas específicas sobre anatomia do corpo humano.

Para esta etapa, procure seguir a ordem dos estudos dos músculos colocados abaixo:

  • Inicie os estudos pelo desenho dos troncos: peitoral maior, grande dorsal, trapézio, reto do abdômen etc.;
  • Em seguida, estude os músculos das pernas, com vista frontal e posterior;
  • O passo a seguir é aprender a musculatura dos braços: bíceps, tríceps, braquial, longo do tarso etc.;
  • Segue para a anatomia da mão e;
  • Por fim, a musculatura dos pés.

8 – Respeite a Proporção no desenho

Respeite a Proporção no desenho

Esta é uma das etapas mais importantes no que diz respeito aos desenhos de pessoas. Afinal, algo que exista sem proporção foge de sua realidade e é percebível.

Para desenhar pessoas é preciso que quem execute tenha atenção com relação a esta técnica, pois pode soar meio amador entre aqueles que entendem e está no ramo, o que pode “sujar” a sua imagem como desenhista.

Procure aprender técnicas de proporção para desenhos planos e também tridimensionais, as chamadas Perspectiva. Logo, busque equilíbrio em seu desenho.

9 – Aprendam e Utilizem Técnicas de Movimento

As técnicas de movimento são também pontos primordiais para desenhos de pessoas.

O desenhista precisa ter em mente que no seu plano de desenho existe uma linha imaginária, reta, que tem a função de equilibrar o desenho.

Quando essa mesma linha imaginária é deslocada para um outro ponto cria-se um intervalo entre um ponto e outro que precisa ser compensado.

O desenhista precisa ter em mente que no seu plano de desenho existe uma linha imaginária

Em resumo, quando temos um deslocamento é preciso que haja um movimento no desenho para compensar e causar a sustentação do corpo que saiu do seu ponto de equilíbrio.

Para aprender técnicas como essas, é importante que o desenhista veja fotos de corpos em movimentos como de atletas, por exemplo.

10 – Aprendam e Utilizem Técnicas de Expressão Corporal

Baseado na mesma linha de raciocínio das Técnicas de Movimento, as expressões corporais são ferramentas indispensáveis para os desenhos de pessoas.

Podemos representar o estado de ânimo das figuras a partir do desenho de uma postura.

Nesta etapa, igualmente a etapa dos movimentos, o desenhista deve se preocupar em analisar as diferentes formas de expressões corporais que uma pessoa possui, como por exemplo: medo, sensualidade, gargalhadas exageradas, preocupação entre outros.

analisar as diferentes formas de expressões corporais que uma pessoa possui

Estas foram as 10 dicas essências para desenhar pessoas. Estude cada uma delas e aplique em seus desenhos.

Este artigo foi útil para você? Conte-nos! Sua opinião é muito importante para o crescimento desse projeto. Aproveite e compartilhe com seus amigos.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

2 Comentários

  1. jose neuton ortiz da silva

    BOA NOITE GOSTEI MUITOS DAS DICA DEMELHORAR MINHATECNICA DE DESENHAR FORMA DE ROSTOSGOSTARIA DE RECEBER ORIENTAÇAODE PROFISSIONAL NESSA AREANA ARTE DE DESENHAR DESDE JA FICO AGRADECIDO PELA OPORTUNIDADE

    • Muito obrigado José!! Que bom que você conseguiu melhorar suas arte de desenhar rostos. O meu amigo Ivan Querino tem um curso online completo que ensina as pessoas desenharem do zero. Vou deixar o link da primeira aula dele aqui. https://goo.gl/DgNEdp Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *