05 dicas para aprender a desenhar copiando

A nossa percepção sobre qualquer objeto, pessoa, situação no mundo é um conjunto de todas as nossas experiências prévias vividas e, a partir da nossa ética e mora, julgamos se é certo ou errado, formulamos uma opinião.

No mundo do desenho não é diferente. Para criarmos a nossa identidade particular de traços e estilo de arte, é necessário começar a desenhar copiando um desenho já existente, e assim desenvolveremos o nosso próprio conjunto de técnicas.

desenhar copiando

Para aprender a falar, imitamos nossos pais. Para aprender um novo idioma, imitamos o sotaque de outro país. Para escrever uma tese, referenciamos outros autores… E para o desenho? Para desenhar será copiando! Agora, permita-se dedicar alguns minutos para ler as dicas que separamos para facilitar o seu processo de aprendizagem ao desenhar copiando.

  • 1ª Dica: Não escolha qualquer desenho para copiar

Escolha um desenho de um autor que você admire e se identifique e, se for sua primeira tentativa de desenhar copiando, escolha um desenho que tenha traços de contorno fortes. Lembre-se de imprimir o desenho, olhar pelo computador pode trazer desconforto visual e físico pro seu pescoço. Utilize uma impressão de qualidade.

Coloque esse desenho na mesma direção do seu papel em branco, se afaste alguns centímetros da mesa e analise. Esse tempo será fundamental para você analisar os detalhes e começar a se familiarizar com as proporções.

  • 2ª dica: Absorva técnicas já exploradas

Estude, desenhar copiando não significa que você tenha que apenas olhar e reproduzir. Pesquise sobre o artista que você irá copiar, leia os métodos que ele usou, procure saber sobre texturização, contrastes, proporções, enquadramento, centralização, sombreados, etc. Todo esse material teórico irá clarear a sua mente quando estiver copiando o desenho original e lhe estimulará a desenvolver seu próprio estilo.

  • 3ª dica: Defina o traço do seu desenho copiado

Teste seu olho clínico e perceba a paleta de cor que o artista original utilizou predominantemente, veja se são do seu agrado ou se modificaria alguma tonalidade. Lembre-se que o traço é o que torna o seu desenho particular, se quiser manter a mesma grossura ou firmeza do autor ou se irá modificar e tentar criar o seu próprio.

A nossa recomendação é começar a descobrir você mesmo e tentar projetar a sua personalidade no desenho desde o princípio.

  • 4ª dica: Agora sim, comece a desenhar copiando

Comece contornando o desenho original com o seu papel em branco por cima dele, firme o seu traçado inicial para saber as delimitações. Localize as articulações do personagem que está sendo copiado e aplique a técnica bola e soquete, faça formas ovais no espaço que daria essa mobilidade giratória, sejam para os dedos, cotovelos, joelhos, etc. Quanto mais detalhes, mais rico o seu desenho ficará.

  • 5ª dica: modifique o desenho original ao desenhar copiando

Delimite as roupas originais com o traço inicial e tire o seu papel de cima do desenho original. Observe os detalhes das expressões faciais, da pele, de tudo o que dá ao desenho as expressões artísticas e as particularidades do artista (que você deve ter estudado antes). Ponha em prática as técnicas que aprendeu sobre desenho e continue tentando até ficar satisfeito com o resultado final, não desista!

Um desenhista precisa de prática e criatividade para reconhecer sua personalidade artística, mas até chegar nesse nível existe toda uma estrada para percorrer, então não há nada de errado em aprender a desenhar copiando. Copie quantos desenhos quiser, além de fomentar o seu processo de auto descobrimento, irá fazer com que o seu olhar clínico fique cada vez mais apurado.

Sempre dê notas para os seus desenhos finais, é uma boa maneira de avaliar o seu avanço como artista e o seu rendimento diário depois de cada vez que for desenhar copiando. A tecla mais batida do mundo artístico é a da prática para chegar à perfeição, então pratique!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique na imagem abaixo, lá existe um vídeo com uma dica bem legal para você.

Ebook - O Segredo de Como Ganhar Dinheiro Como Desenhista

Marcos Jordão

Marcos Jordão

Tenho como Hobby o Desenho, e depois de muito estudo resolvi compartilhar tudo que aprendi para ajudar a você também melhorar como você desenha.

Website: http://www.dicascomodesenharbem.com.br/contato/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *